Pular para o conteúdo principal

Pudim de nozes revisitado

Chamei de pudim de nozes revisitado porque nem sei se a receita que já postei era essa. Fiz bem rápido no domingo para dar tempo de ter uma sobremesa geladinha. Lembrar sempre que pudim deve ser assado em banho maria.



Pudim de nozes revisitado
  • 1/2 xícara de açúcar
  • 1 lata de leite condensado
  • 380ml de leite semidesnatado ou integral
  • 100gr de nozes
  •  1 colher (chá rasa) de Maisena (opcional)
  • 3 ovos
Colocar o açúcar em uma panela pequena e um pouco de água, o suficiente para molhar o açúcar. Colocar em fogo médio, sem mexer e deixar o açúcar caramelar em ponto bem clarinho. Dividir entre os refratários individuais (para mim, foram 5 unidades de aprox. 200ml)

Ligar o forno a 180 graus.

Bater no liquidificador o leite, leite condensado, nozes e maisena até triturar bem as nozes. Juntar os 3 ovos e bater mais um pouco para misturar tudo, mas sem deixar formar muita espuma. 

Despejar nos ramequins de vidro ou porcelana refratária. Colocar os ramequins em uma assadeira grande, de preferência com um tapete de silicone no fundo, e arrumar na primeira prateleira do forno.  Com cuidado, despejar água fervendo pela borda do tabuleiro até preencher 1 a 2cm de água (dependendo da profundidade do mesmo) mas cuidando para não deixar cair dentro do pudim.  Assar por 35 minutos..

Se resolver desenformar, passar uma faca pela borda do pudim e virar em um pratinho. Não use a Maisena se não for desenformar.

Comentários