Mini abóbora com queijos

Essa receita é quase uma reprodução da publicada no post Abóbora recheada.  A diferença aqui foi usar uma abóbora moranga pequena, macia e adocicada, e queijos diferentes dos sugeridos na receita original, que trouxe de um livro muito querido, Around my French Table.



Mini abóbora com queijos
:: 3 pessoas
  • 3 abóboras pequenas inteiras (10cm diâmetro)
  • 1 pão francês cortado em cubos
  • 100g de queijo gruyère ou emmental cortado em cubos
  • 100g de queijo mussarela
  • 50g de queijo parmesão cortado em lascas
  • 100ml de creme de leite (meia caixinha)
  • noz moscada
  • sal e pimenta do reino

Cortar o pão em cubos de aprox. 1cm, descartando as pontas secas.  Cortar o queijo gruyère ou emmental em cubos de 1cm.  O queijo mussarela, se vier fatiado, manter a pilha e cortar também em cubos.  Misturar tudo em um bowl.

Em um outro recipiente, colocar o creme de leite, queijo ralado, um pouco de sal, pimenta do reino e noz moscada e misturar com uma colher. 

Lavar bem cada abóbora por fora, para retirar toda a terra.  Secar e, cuidadosamente, colocar de lado em uma tábua de corte (colocar um pano entre a abóbora e a tábua para não escorregar) e retirar a tampa, fazendo uma fatia de uns 2cm.  Se o miolo não estiver exposto, com a ponta da faca abrir um círculo.  Com a ajuda de uma colher boleadora de melão, retirar o miolo da abóbora (fibras e sementes), deixando a polpa da abóbora.


Salpicar sal por dentro da mesma, e espalhar com os dedos.  Usando uma colher, rechear cada abóbora com a mistura de pão e queijos, empurrando com os dedos para dentro de forma a ficar bem recheada e compacta, deixando 1cm na superfície para colocar o creme de leite.

Distribuir o creme de leite entre as abóboras, por cima do recheio, de forma a cobrir os queijos.  Recolocar a tampa da abóbora e levar ao forno.  Ligar o forno alto, 200 graus, e assar por 1 hora ou até que as abóboras estejam macias quando espetadas com um garfo.


Comentários

Postagens mais visitadas