Massa para quiche (pâte brisée)

Recentemente, me perguntaram como faço a massa para quiche e eu respondi que usava massa pronta. Por economia de tempo mas não chega perto do sabor e textura esfarelando de uma massa caseira. Para quem quer experimentar, conto ainda conto um truquezinho para a massa não ficar encharcada com o recheio.




Pâte brisée
  • 250g de farinha de trigo
  • 125g de manteiga gelada em cubos
  • 50ml de ágia gelada
  • 1 gema de ovo
  • 1 colher (café) de sal
  • 1 clara de ovo para pincelar
Juntar a farinha, sal e manteiga e trabalhar com os dedos, dentro de uma saladeira, até formar uma farofa com pedaços da manteiga. Acrescentar o ovo e a água e misrurar, sem trabalhar muito tempo a massa. Formar uma bola, embrulhar em plástico filme e levar para congelar por 15 min.

Esse processo pode ser feito no processador de alimentos, com a lámina principal. A vantagem é ele ser rápido e não trabalhar demais a massa, o que deixa ela dura.

Abrir a massa entre 2 folhas de papel manteiga (não suja a pia), titar uma das folhas e virar a massa esticada na forma.  Retirar o outro papel e ajustar a massa mas laterais e fundo da forma. Passar o rolo na borda para cortar o excesso de massa.

Com um pincel culinário, mexer rapidamente a clara em uma xícara e pincelar todo o fundo e lateral interna da massa para impermeabilizar, e levar a forma para a geladeira enquanto prepara o recheio.

Assar como a receita de quiche indicar. As sugestões do blog Toc de Cuisine são:
Berinjela com alho poró
Espinafre e queijo minas
Lorraine
Brie com damasco

Comentários

Postagens mais visitadas