Pular para o conteúdo principal

Figos gratinados com farofa de amêndoas

Figos amadurecendo... Domingo amanhecendo com um sol fresco e hora de pensar na sobremesa. Abri o Petit Larousse des Fruits du Verger, que de "petit" não tem nada, e achei esse figues gratinées à la poudre d'amande.


Figues gratinées à la poudre d'amande
(adaptada do livro acima)
  • 6 figos maduros
  • 150ml de creme de leite
  • 2 ovos
  • 1 colher de rum
  • 2 colheres (sopa) de açúcar
  • 2 colheres (sopa) de mel
  • 150gr de amêndoas sem casca
  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • 1 colher (sopa) de açúcar demerara (cristal escuro grosso)
Ligar o forno a 190 graus.

Lavar os figos, cortar o cabo e abrir ao meio. Arrumar em refratário com a parte cortada para cima. Despejar um filete de mel no centro de cada metade de figo. 

Triturar as amêndoas no processador, fazendo uma farofa grossa.

Bater em um bowl os ovos até espumar. Juntar o açúcar comum, creme de leite, rum e amêndoa triturada e bater junto. Despejar sobre os figos e levar para assar por 20 min.

Derreter a manteiga em xícara no microondas. Passados 20 min de assado, retirar o gratin com cuidado do forno e apoiar sobre a grade do fogão. Despejar a manteiga derretida por cima e espalhar com as costas da colher, cuidando para não desfazer a casca do gratin. Salpicar o açúcar demerara pela superfície e recolocar no forno. Assar por mais 2-5 min até que doure e o creme fique firme mas não muito seco. Retirar e servir morno.

Se preparar com antecedência, deixar fora da geladeira e aquecer por 30 segundos no microondas antes de servir. Se estiver na geladeira, aqueça por 1min 30seg.

O que adaptei da receita original:
  1. Ela não usava mel, e achei que um pouquinho dele sobre os figos daria um docinho especial. Os figos aqui não são tão suculentos e doces como os europeus.
  2. A receita original pede que corte os figos ao meio e que coloque um pedacinho de manteiga dentro de cada metade. Levar ao forno quente para assar por 15 minutos. Retirar e despejar a mistura de ovos por cima e aí assar. Achei melhor não assar as frutas antes, e colocar a manteiga por cima no meio do processo, para dourar a crostinha.
  3. A receita original usa somente 60gr de amêndoas e 12 figos.

Comentários