Rocambole de brigadeiro amargo

O rocambole de brigadeiro amargo é uma homenagem às Olimpíadas Rio 2016, porque foi durante aquele evento que eu preparei. Comecei com um brigadeiro feito com cacau 100% que ficou mesmo pouco doce.

A massa génoise foi perfeita para equilibrar o doce, realçando o chocolate. Começar a receita abaixo preparando o brigadeiro, porque é preciso rechear a génoise ainda morna.




Rocambole de brigadeiro amargo
:: assadeira de 35 x 25cm aprox.
  • 3 ovos
  • 3 colheres (sopa) açúcar
  • 3 colheres (sopa) de farinha de trigo
  • manteiga e farinha para untar
  • a receita de brigadeiro amargo, abaixo
  • 1 colher (sopa) de chocolate em pó
Ligar o forno a 180 graus. Recortar um pedaço de papel manteiga do tamanho do fundo do tabuleiro e abrir no findo do tabuleiro. Untar por cima do papel manteiga e salpicar farinha. Bater para retirar o excesso.

Em uma batedeira, colocar as claras e bater até ficarem em neve. Juntar as gemas e bater mais alguns segundos. Preferencialmente com a batedeira ligada, acrescentar as colheres de açúcar uma a uma. Diminuir a velocidade da batedeira para o mínimo, colocar as colheres de farinha, bater muito rapidamente só pra misturar e espalhar a massa no tabuleiro com papel, usando uma espátula.

Colocar no forno quente para assar por 10 minutos, até a génoise ficar com a superfície dourada claro e fofa ao toque dos dedos. Retirar do forno. E retirar o tabuleiro de baixo do papel imediatamente, para interromper o cozimento.


Brigadeiro de cacau amargo
1 lata de leite condensado Moça comum
1 colher (sopa) de manteiga
1/2 xíc de cacau 100% Callebaut (uso esse - clic )
1 caixa de creme de leite Nestlé (200ml)

Colocar em uma panela a manteiga, leite condensado e cacau. Ligar o fogo médio e mexer até a manteiga derreter, e o cacau dissolver, mexendo sem parar.

Abaixar a chama do fogão, juntar o creme de leite e continuar mexendo até o brigadeiro engrossar. Vai dar para ver o fundo da panela muito rapidamente.

Retirar do fogo, passar para um pirex e esperar esfriar.

Molhar um pano de prato, torcer bem para tirar o excesso de água e esticar o pano sobre a bancada. Desenformar o pão de ló sobre o pano e espalhar uma camada do brigadeiro, usando a espátula.

Segurar a borda do pano de prato e enrolar a massa pela lateral maior para formar um rocambole longo e fino. Deixar o pano molhado enrolado em volta do rocambole até a massa esfriar. Passar para um prato e salpicar chocolate em pó por cima.

Feliz Ano Novo !

Comentários

Postagens mais visitadas