Pular para o conteúdo principal

Creme de confeiteiro

O creme de confeiteiro é um creme de base da confeitaria francesa, e também é usado por aqui em muitas receitas, talvez por influência da colonização portuguesa.  É o creme que recheia os sonhos de padaria, as tortas de morango, as éclairs de baunilha. Também é usado em algumas mousses, ou seja, tem mil utilidades.

Estou dando a receita mais simples que uso, que leva menos gemas que outras receitas. De tantas receitas, essa foi a primeira que experimentei. Usei a fava de baunilha, que deixa esses pontinhos pretos no creme e um sabor delicioso.


Creme de confeiteiro
  • 1 litro de leite
  • 2/3 xíc de açúcar
  • 1/2 xíc de Maisena
  • 3 gemas de ovos bem grandes
  • 1 fava de baunilha (ou 1 colher de chá de essência)
Abrir uma fava de baunilha no comprimento e com a ponta de uma faquinha, raspar a massa pretinha de dentro - esses pontinhos são a baunilha.

Ferver o leite (um pouco mais que a medida acima) em uma panelinha com a fava de baunilha. Assim que ferver, desligar o fogo, e esperar o leite esfriar completamente. Retirar a fava.

Coloque em uma panela o leite (já aromatizado e novamente medido), o açúcar e Maisena, misture bem com o fouet até a Maisena dissolver. Junte as gemas e o conteúdo da fava de baunilha e mexa novamente. 

Ligar o fogo médio e ficar mexendo devagar e continuamente até o creme engrossar. Quando engrossar, cozinhar por mais 3 min sempre mexendo para tirar o gosto de farinha.

Passar para um pirex grande para esfriar. Cobrir com um filme plástico em contato com o creme para não formar película. Levar para gelar até usar na receita desejada.

Comentários