Pular para o conteúdo principal

Purê de inhame com feijão branco

Essa receita é a minha versão de um purê que comi no restaurante Refeitório RJ e que fiquei apaixonada. Me levantei e fui perguntar ao chef como fazer aquilo. Ele deu as explicações básicas e fiz o meu purê usando os temperos que achei que deveria. Mas ficou tão bom que essa receita não vai mais sair daqui de casa. Criança vai amar esse purê.


Purê de inhame com feijão branco
  • 2 inhames pequenos
  • 1 xíc. de feijão branco cozido
  • 200ml de creme de leite (ou 100ml creme + 100ml leite)
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • 1/2 colher (café) de noz moscada
  • sal e pimenta do reino
Colocar o feijão branco de molho durante a noite em bastante água, porque ele vai inchar. No dia seguinte, descartar essa água e cozinhar o feijão em panela de pressão com água por 20 minutos, sem nenhum tempero. Quando estiver pronto, abrir a panela mas não retirar da água quente.

Descascar e cortar o inhame em cubos e cozinhar em uma panela com água e sal. Quando estiver macio (teste com um garfo), escorrer a água e colocar no processador. Com uma escumadeira, tirar da panela do feijão o equivalente a uma xícara de feijão cozido e colocar no processador junto do inhame (o feijão tem que estar ainda quente para a casca dele se desmanchar - dica do chef Aylton Viana, quando chef no Refeitório). Juntar metade do creme de leite, a manteiga, noz moscada e bater no processador até formar um purê liso. Provar e colocar o sal que achar necessário.

Passar para uma panela pequena para esquentar na hora de servir, acrescentando o restante do creme de leite e pimenta do reino. Se estiver muito grosso, colocar um pouco da água do cozimento do feijão.

Comentários

Postar um comentário

Deixe seu comentário, dúvidas ou recados para mim.
Eles são lidos antes de publicados. Obrigada.