Pular para o conteúdo principal

Ovos nevados (îles flottantes)

A receita, encontrei no meu último livro comprado, livro que considero um achado. Escolhi a receita de îles flottantes, por aqui chamadas de ovos nevados (acho que por influência da colonização portuguesa). Tradicionalmente as claras são cozidas no leite adoçado, mas na receita dela as claras são adoçadas e cozidas na água. Podem ser colocadas espaçadas em um prato e cozidas no micro-ondas por 30-60 segundos.

Diz o livro que a sobremesa tem que ser servida fria e que o crème anglaise pode ser preparado alguns dias antes. O efeito dessa sobremesa em uma taça ou xícara é fantástico. A foto abaixo acompanhava a receita no site SBS Austrália.

Foto: David Loftus, site SBS
Îles flottantes da Rachel
(adaptada do livro A pequena cozinha em Paris)
Creme anglaise
  • 4 gemas
  • 80gr de açúcar
  • 1 fava de baunilha
  • 500ml de leite
  • algumas pitadas de pimenta do reino em pó (opcional)

Praliné
  • 75gr de açúcar
  • 25ml de água
  • 50g de amêndoas em lascas

Ovos nevados
  • 4 claras
  • 80gr de açúcar de confeiteiro
  • 2 gotas de suco de limão
  • 1 pitada de sal
Creme anglaise: misturar as gemas com açúcar numa tigela e bater com um fouet. Cortar a fava de baunilha no meio e raspar as sementinhas. Colocar o leite numa leiteira, juntando a baunilha e sua fava e a pimenta do reino e levar para ferver. Retirar a fava. Jogar um pouco sobre as gemas batidas, misturar rápidamente e devolver tudo para a panela, misturando sem parar. Não deixar ferver para não talhar e mexer por 5 min até começar a engrossar e encapar as costas de uma colher. Tirar da panela para uma tigela e levar para a geladeira para esfriar por 4 horas.

Praliné: juntar o açúcar e água em uma panela pequena de fundo grosso e deixar derreter em fogo médio até começar a borbulhar. Juntar as amêndoas e mexer até começar a formar um caramelo dourado. Despejar em um prato forrado de papel manteiga (para não grudar) ou num tapete de silicone, fazendo uma camada fina com espátula. Quando esfriar, quebrar para fazer pedaços pequenos.

Ovos nevados: bater metade das claras com o açúcar, suco de limão e sal e bata até ficar branco. Junte o resto das claras e bata em neve firme.

Colocar uma água para ferver, abaixando o fogo um pouco antes da ebulição. Fazer "quenelles" (bolinhos ovais) de merengue com a ajuda de 2 colheres de sopa, passando de uma para a outra, e colocar na panela com água para cozinhar alguns minutos, virando o lado após 2 minutos. Eles vão ligeiramente inchar. Retirar com escumadeira e colocar sobre papel toalha para secar.

Arrumação: colocar no fundo de uma taça de boca larga o creme anglaise no fundo, depositar por cima o merengue cozido e colocar os pralinés por cima deles.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Brownie (cacau em pó e açúcar mascavo)

Brownie é receita certa para chocólatras em fim de tarde. A receita abaixo é básica e o mais interessante é que não leva chocolate em barra, mas chocolate em pó e açúcar mascavo.



Brownie (cacau em pó e açúcar mascavo) 150gr de manteiga sem sal3/4 xíc de cacau em pó (usei Callebaut)1 1/4 xíc de açúcar mascavo1/4 xíc de açúcar1/2 colher (café) de sal2 ovos bem grandes, gelados1/2 xíc de farinha de trigo Colocar em uma panelinha pequena a manteiga cortada em cubos para derreter em fogo bem baixo. Assim que derreter, desligar o fogo para amornar.

Ligar o forno a 160 graus. Cortar papel manteiga ou papel Dover de assar e forrar assadeira de 20 x 20cm, deixando as bordas do papel para fora - ajuda na hora de espalhar a massa.
Colocar em uma saladeira grande: açúcar mascavo, sal, cacau em pó e misturar. Despejar sobre essa eles a manteiga derretida e misturar bem com um fouet para dissolver todos os caroços. A partir dessa etapa, usar espátula.
Adicionar um ovo e bater com a espátula até ele …

Quiche de queijo brie com damasco

Em livros de receitas francesas não encontrei quiche de queijo brie com damasco, e acho que isso é criação nossa.  Alguns restaurantes por aqui fazem essa combinação maravilhosa, possivelmente por influência do queijo coberto com a geléia dessa fruta. Adoro essa mistura!


Quiche de queijo brie com damasco (adaptada do livro Le Cordon Bleu Quiches e Salgados) Massa 200g de farinha100g de manteiga temperatura ambiente1 ovo batido com garfo1/2 colher (café) de sal2-3 colheres (sopa) de água Misturar o sal com a farinha e colocar no processador de alimentos.  Pulsar até formar uma farofa. Juntar o ovo batido e bater mais um pouco. Se precisar, juntar a água aos poucos para formar uma massa unida. enrolar em filme plástico e colocar no congelador por 5 minutos para endurecer.
Abrir a massa em superfície enfarinhada e forrar uma forma de quiche de 20-22cm de diâmetro. Devolver ao congelador enquanto faz o recheio.
Recheio 200g de queijo brie50g de damasco seco colocados de molho em água quente po…

Queijadinha sem leite condensado

Essa queijadinha eu fiz para testar.  Aproveitei a compra de um queijo minas meia-cura gigante e o leite de coco que estava esperando uma canjica que não saiu.  Naquela tarde, apareceu um programa de TV mostrando fazer esse doce, mas eu não tinha leite condensado.  Foi aí que, adaptando daqui e dali, inventei a minha Queijadinha sem leite condensado.  Aprovada pelos colegas, justamente porque ficou pouco doce.


Queijadinha sem leite condensado
:: 30 queijadinhas tamanho mini cupcake
1/2 xícara de açúcar3 ovos70g de manteiga derretida1/2 vidro leite de coco50g de coco ralado não adoçado2/3 xícara de farinha de trigo1 colher (chá) de fermento Royal3/4 xícara de queijo minas meia-cura ralado no ralador grosso Pré-aquecer o forno a 180 graus.

Em uma xícara, derreter a manteiga no micro ondas e esperar amornar.  Reservar.  Em um outro pote, despejar o coco ralado e regar com o leite de coco para hidratar.  Reservar.

Pegar uma saladeira grande e bater (com batedeira) os ovos com o açúcar até f…