Cebola caramelada para um belo steak frites

Eu gosto bastante de cebola caramelada, pura e simples, acompanhando uma carne. Isso é quase tradição acompanhar o steak frites na França e está se tornando comum também por aqui. Ela deve ser um toque no prato, quantidade reduzida, por isso uma grande cebola espanhola é suficiente para 2 ou 3 pessoas.


Cebola caramelada
  • 1 cebola branca espanhola bem grande e firme
  • 1 colher (sobremesa) de manteiga clarificada (ghee)*
  • 1colher (chá) de açúcar cristal escuro
  • sal
  • vinagre balsâmico (opcional)
Descascar a cebola, cortar ao meio e fatiar formando meias-luas.  Colocar a manteiga para derreter em uma panela preferencialmente antiaderente em fogo médio. Com uma colher de silicone ou de pau, mexer para a manteiga envolver todos os pedaços de cebola, colocar sal e refogar durante 3 min, ela vai soltar água. Salpicar o açúcar por cima, continuar mexendo por mais 2 min até ficar caramelo bem claro. 

Colocar um pouco de água cobrindo até a metade da altura de cebola, cobrir a panela e deixar cozinhando por uns 15 min, mexendo de vez em quando. Retirar a tampa e mexer sem parar até todo o líquiso secar e ela ligeiramente caramelizar. 

Se preferir menos doce, coloque um jato de vinhagre balsâmico no último minuto, para dar um toque levemente ácido.

Meus comentários:
É preciso usar a manteiga clarificada (ghee) porque ela não queima de jeito nenhum! Se fizer com manteiga comum, ela vai queimar as bordas da cebola e dar um gosto amargo. Tenho um vidro de ghee na geladeira há quase um ano e uso nas receitas em que a fritura precisa misturar manteiga e óleo. Essa manteiga é ótima para fritar ovo: você usa uma quantidade mínima.

Comentários

Postagens mais visitadas