Pular para o conteúdo principal

Creme de confeiteiro (ovos inteiros)

As receitas mais tradicionais de creme de confeiteiro - creme patissière - são feitas com as gemas do ovo, descartando as claras. Essa receita foge do tradicional porque usa o ovo inteiro, tornando-se mais leve.

Foto: Wikimedia Commons

Creme de confeiteiro com ovos inteiros
  • 1 litro de leite integral
  • 200gr de açúcar
  • 4 ovos inteiros
  • 60gr de Maisena
  • 1 fava de baunilha ou uma lasca de casca de limão
Abrir a fava de baunilha no sentido comprido e raspar com a ponta de uma faca o conteúdo (pontinhos pretos), colocando-os dentro do leite.

Colocar o leite para ferver com a fava da baunilha aberta (*) ou a casca de limão. Quando ferver, desligar o fogo e esperar o leite esfriar para aromatizar. Retirar a fava de baunilha e/ou a casca de limão.

Colocar os ovos em uma saladeira e bater com o fouet para espumar. Acrescentar o açúcar e a Maisena e misturar novamente até tudo dissolver.

Amornar o leite (sem ferver) e derramar sobre a mistura de ovos, misturando com o fouet sem parar para não cozer os ovos. Devolver todo o conteúdo para a panela e ligar o fogo em chama baixa e cozer mexendo sem parar até o creme engrossar. Passar para uma travessa larga, cobrir com filme plástico em contato com a superfície e gelar até a hora de utilizar na receita.

Informação: o filme plástico em contato com o creme serve para evitar que se forme uma película dura na superfície do creme.

Comentários