Outra abóbora recheada com risotto de gorgonzola

Sugestão para feriado em família. Já preparei essa receita duas vezes e com queijos diferentes. Dessa vez escolhi fazer com o gorgonzola, que tem um sabor forte e que combinou perfeitamente com a abóbora moranga.

O recheio é um falso risotto porque usa creme de leite, porque aqui é necessário cozinhar a abóbora. Essa receita é uma adaptação da receita da abóbora recheada com tudo que é bom (clic) da Dorie Greenspan.

Quanto ao arroz, já fiz com arroz comum e com arroz Arbório e não ficou muito diferente. O arroz Arbório tem a propriedade de continuar absorvendo líquido depois de pronto, por isso o risotto feito com ele endurece se demorar a servir. Aqui, ele tem que estar totalmente cozido para não pegar a água que ajuda o cozimento da abóbora.



Outra abóbora recheada com risotto de gorgonzola
::4-6 pessoas
  • 1 abóbora moranga pequena inteira (diâm. 18cm)
  • 1/2 xíc de arroz Arbório ou arroz comum (*)
  • azeite e 1/2 cebola pequena picada
  • 200ml de creme de leite
  • 100ml de leite
  • 100gr de queijo muçarela cortado em cubos
  • 100gr de queijo gorgonzola cortado em cubos
  • 1/4 colher (chá) noz moscada em pó
  • sal e pimenta do reino em pó

Preparar o arroz para o recheio: fazer o arroz de risotto como um arroz comum, refogando a cebola picada no azeite, colocar o arroz e mexer para envolver os grãos, temperar com sal, cobrir com água e deixar cozinhando com panela tampada. Quando a água estiver quase secando, colocar mais água até a superfície do arroz, fechar a panela e esperar a água quase secar e o arroz ficar cozido. Pode ser preparado no dia anterior e colocado na geladeira.

Com a ponta da faca e com cuidado, cortar um círculo na parte superior da abóbora, como um chapéu. Com a ajuda de uma colher, esvaziar as sementes e as fibras da abóbora até ficar somente a polpa. Enxaguar com água corrente por dentro para limpar. Temperar o interior com sal, passando os dedos para ele grudar na abóbora.

Pré-aquecer o forno a 200 graus.

Em uma saladeira, colocar os cubos dos queijos (escolhi a muçarela porque derrete, mas pode ser outro, como o Gruyère) e juntar arroz sufientente para preencher o buraco da abóbora.

Em um outro recipiente, misturar o creme de leite com o leite, temperar com noz moscada, sal e pimenta do reino.

Colocar o arroz dentro da abóbora, preenchendo o buraco, regar com o creme de leite temperado até o arroz ficar molhado, cobrir com a tampa novamente e enrolar em um pedaço enorme de papel alumínio, suficiente para ela ficar toda envolvida e com a abertura para cima, totalmente fechada.


Colocar sobre uma assadeira ou pirex e levar para assar por 60min a 1h10mi´n, quando a abóbora deve estar totalmente cozida - testar espetando com uma faca com ponto, que deve entrar sem muita resistência. Retirar do forno, abrir o papel alumínio e enrolar nas laterais, e destampar na mesa na hora de servir.



Comentários

Postagens mais visitadas