Pular para o conteúdo principal

Frango façon stroganoff (sem ketchup ou tomate)

Ultimamente tenho preferido comer peito de frango de alguma forma picado e com molho pois ele grelhado me lembra comida de restaurante durante dia de trabalho. Quando o peito é cortado em cubos ou tiras, ele fica macio e saboroso, enquanto que quando é grelhado inteiro, se não consumido imediatamente, fica muito ruim.

Ketchup é um ingrediente que só era comprado lá em casa quando se fazia estrogonofe. Até que descobri que o verdadeiro stroganoff não leva ketchup, mas páprica. Muita páprica. Eu uso a doce porque não gosto de comida apimentada, mas acredito que o equilíbrio esteja em misturar as duas (o que não foi o caso aqui). Nessa última vez que fiz, coloquei pimentão amarelo, que tem um sabor suave e não esqueci dos champignons de Paris.






Frango façon stroganoff (sem ketchup ou tomate)
:: 4-6 pessoas
  • 2 peitos de frango desossados e sem pele
  • 2 colheres (sopa) de óleo de canola
  • 1 cebola picada
  • 1 dente de alho triturado
  • 1/2 pimentão amarelo picado em cubos (sem sementes)
  • 1 vidro de champignon de paris lavado e escorrido
  • 1 colher (sopa) de páprica doce
  • 1 caixa de creme de leite (200ml)
  • suco de 1 limão espremido
  • sal e pimenta do reino
Descascar e picar a cebola. Triturar o alho. Cortar o pimentão ao meio, tirar o miolo, sementes e filamentos brancos. Cortar em cubinhos pequenos. Abrir o vidro de champignon e escorrer a água, lavar com água corrente. Se forem grandes, cortar ao meio cada. Reservar os 4 ingredientes.

Cortar cada peito em tiras de 3cm de largura e fatiar cada uma em diagonal, fazendo tirinhas de frango. Colocar em um pirex e espremer o suco do limão por cima, temperar com sal e pimenta do reino.

Colocar uma panela larga com o óleo para esquentar. Refogar a cebola e o alho, sem pegar cor. Acrescentar o pimentão e refogar por mais 2 minutos. Juntar as tiras de frango (sem o suco de limão que ficou no fundo do pirex) na panela, espalhando por cima das cebolas. Esperar dourar por baixo antes de virar as tiras de frango.

Quando todo o frango estiver cozido por fora, salpicar por cima a páprica e misturar.  Acrescentar o champignon e tampar a panela. Deixar cozinhando alguns minutos para formar um molho. Quando este ficar muito grosso e começar a secar, acrescentar 1/2 xíc de água fervendo para fazer mais molho e permitir o cozimento completo das tiras de frango (uns 10 min em fogo baixo).

Quando o molho voltar a engrossar, provar e temperar com sal e pimenta do reino, colocar o creme de leite, misturar e cozinhar somente mais um pouco em fogo bem baixo, para o creme não talhar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Brownie (cacau em pó e açúcar mascavo)

Brownie é receita certa para chocólatras em fim de tarde. A receita abaixo é básica e o mais interessante é que não leva chocolate em barra, mas chocolate em pó e açúcar mascavo.



Brownie (cacau em pó e açúcar mascavo) 150gr de manteiga sem sal3/4 xíc de cacau em pó (usei Callebaut)1 1/4 xíc de açúcar mascavo1/4 xíc de açúcar1/2 colher (café) de sal2 ovos bem grandes, gelados1/2 xíc de farinha de trigo Colocar em uma panelinha pequena a manteiga cortada em cubos para derreter em fogo bem baixo. Assim que derreter, desligar o fogo para amornar.

Ligar o forno a 160 graus. Cortar papel manteiga ou papel Dover de assar e forrar assadeira de 20 x 20cm, deixando as bordas do papel para fora - ajuda na hora de espalhar a massa.
Colocar em uma saladeira grande: açúcar mascavo, sal, cacau em pó e misturar. Despejar sobre essa eles a manteiga derretida e misturar bem com um fouet para dissolver todos os caroços. A partir dessa etapa, usar espátula.
Adicionar um ovo e bater com a espátula até ele …

Quiche de queijo brie com damasco

Em livros de receitas francesas não encontrei quiche de queijo brie com damasco, e acho que isso é criação nossa.  Alguns restaurantes por aqui fazem essa combinação maravilhosa, possivelmente por influência do queijo coberto com a geléia dessa fruta. Adoro essa mistura!


Quiche de queijo brie com damasco (adaptada do livro Le Cordon Bleu Quiches e Salgados) Massa 200g de farinha100g de manteiga temperatura ambiente1 ovo batido com garfo1/2 colher (café) de sal2-3 colheres (sopa) de água Misturar o sal com a farinha e colocar no processador de alimentos.  Pulsar até formar uma farofa. Juntar o ovo batido e bater mais um pouco. Se precisar, juntar a água aos poucos para formar uma massa unida. enrolar em filme plástico e colocar no congelador por 5 minutos para endurecer.
Abrir a massa em superfície enfarinhada e forrar uma forma de quiche de 20-22cm de diâmetro. Devolver ao congelador enquanto faz o recheio.
Recheio 200g de queijo brie50g de damasco seco colocados de molho em água quente po…

Queijadinha sem leite condensado

Essa queijadinha eu fiz para testar.  Aproveitei a compra de um queijo minas meia-cura gigante e o leite de coco que estava esperando uma canjica que não saiu.  Naquela tarde, apareceu um programa de TV mostrando fazer esse doce, mas eu não tinha leite condensado.  Foi aí que, adaptando daqui e dali, inventei a minha Queijadinha sem leite condensado.  Aprovada pelos colegas, justamente porque ficou pouco doce.


Queijadinha sem leite condensado
:: 30 queijadinhas tamanho mini cupcake
1/2 xícara de açúcar3 ovos70g de manteiga derretida1/2 vidro leite de coco50g de coco ralado não adoçado2/3 xícara de farinha de trigo1 colher (chá) de fermento Royal3/4 xícara de queijo minas meia-cura ralado no ralador grosso Pré-aquecer o forno a 180 graus.

Em uma xícara, derreter a manteiga no micro ondas e esperar amornar.  Reservar.  Em um outro pote, despejar o coco ralado e regar com o leite de coco para hidratar.  Reservar.

Pegar uma saladeira grande e bater (com batedeira) os ovos com o açúcar até f…