Pular para o conteúdo principal

Pão de ló de limão siciliano e sementes de papoula (Pan di spagna limone-papavero)

Hoje procurei uma receita bem levinha de bolo, como um pão de ló, que eu sentisse o sabor das sementes de papoula e do limão. Encontrei essa que reproduzi trocando a manteiga por óleo de girassol, meu queridinho para bolos.


Pão de ló de limão siciliano e sementes de papoula
  • 120gr de açúcar
  • 3 ovos
  • 80ml de óleo de girassol ou 120gr de manteiga derretida
  • 150gr de farinha de trigo
  • 1 colher (chá) de fermento
  • 1 colher (sopa) de sementes de papoula
  • 1 limão siciliano
  • 1 xíc de açúcar de confeiteiro ou impalpável
Ligar o forno a 180 graus. Untar uma forma com furo no centro de 24cm com manteiga e farinha, camada bem fina.

Bater os ovos com açúcar na batedeira até triplicar o volume e ficar bem branco e cremoso. Enquanto isso, derreter no microondas a manteiga e deixar esfriar, ou use óleo. Misturar em uma saladeira a farinha com o fermento. Raspar a casca do limão e reservar. Espremer o suco do limão e reservar. 

Quando os ovos crescerem, baixar a velocidade da batedeira e acrescentar farinha, intercalando com óleo/manteiga em três etapas. Colocar 1 colher (sopa) de suco de limão e bater só para misturar. Retirar da batedeira, juntar a semente de papoula e misturar com uma espátula.

Despejar na forma e levar para assar por 20-22 min até que fique firme e a casca ainda clarinha. Retirar do forno e desenformar ainda quente, para não grudar na forma.

Na xícara de açúcar impalpável, juntar 1 colher (sopa) de suco de limão e misturar até fazer uma pasta grossa. Se não estiver na consisténcia, juntar água com colher de café aos poucos para nao ficar aguado. Depejar o glacê sobre o bolo de forma a cobrir a volta toda de cima. Com os dedos, salpicar as raspas da casca do limão sobre o glacê ainda mole. 


Comentários:
Tenho substituído a manteiga por óleo de girassol em alguns bolos pois acho mais fácil diminuir a quantidade de gordura. Tenho feito bolos mais leves assim. Como o óleo não tem a água da manteiga, usar sempre menos.
O limão siciliano é muito menos cítrico que o tahiti, então se for sunstituir, diminua as quantidades se não gosta do sabor de limão muito intenso.

Comentários