Bolo de cenoura perfeito

Demorei a fazer esse bolo de cenoura porque eu nunca soube as proporções corretas para ele dar certo. Encontrei uma receita que adaptei as quantidades para fazer um bolo pequeno. Mudei a calda para uma outra que prefiro e coloquei no dia seguinte. Não tenho foto com a cobertura, mas ficou bem brilhante e pouco doce, como eu queria.



Bolo de cenoura perfeito
(adaptada do site ICKFD)
  • 140gr de cenoura já limpa
  • 2 ovos médios
  • 100ml de óleo de girassol
  • 180gr de açúcar (1 xícara)
  • 140gr de farinha de trigo (1 xícara)
  • 2 colheres (chá) de fermento
Ligar o forno em temperatura média, 180 graus.

Lavar as cenouras, retirar as pontas e descascar. Cortar cada uma em 4 pedaços e pesar (eu usei uma cenoura bem grande e foi suficiente). Colocar no liquidificador a cenoura, ovos, óleo e bater até a cenoura triturar completamente.

Enquanto isso, colocar em um bowl grande a farinha de trigo, açúcar e o fermento. Despejar o conteúdo do liquidificador sobre os ingredientes secos e misturar com espátula até formar uma massa homogênea.

Untar uma forma de bolo inglês de aprox. 25 x 10cm com manteiga e farinha, ou forrar com papel manteiga.

Passar para a forma e assar por 30 minutos ou até que um palito enfiado no meio saia completamente seco. Esse bolo fica dourado muito rápido e se não cuidar, pode queimar no fundo. Coloque na prateleira mais alta do forno e mantenha a lâmpada apagada durante o cozimento.


Cobertura de chocolate
1/4 xícara de açúcar
1/4 xícara de água
1/3 xícara de chocolate em pó
1/2 colher (sopa) de manteiga
Colocar todos os ingredientes em uma panelinha e cozinhar em fogo médio até a manteiga derreter, mexendo sem parar por uns 3 minutos até a calda engrossar ligeiramente. Esperar esfriar totalmente antes de colocar sobre o bolo para ela não escorrer.

Comentários

Postagens mais visitadas