Pular para o conteúdo principal

Compota de laranjinha kinkan (kumquat)

Eu acho essa laranjinha uma graça! Já namorei ela duas vezes no Hortifruti e na segunda eu não deixei passar. Comprei e fui procurar o que fazer com elas. Não poderia ser um frango pois já estava programado para o dia fazer boeuf bourguignon então fui para a receita mais propagada em sites de receita (ainda não as encontrei em livros formais de culinária) - compota de laranjinha kinkan ou confiture de kumquat.



Compota de kinkan
  • 10 laranjinhas kinkan
  • 2/3 xíc de açúcar cristal
  • 1 1/2 xíc de água
  • 5 cravos
  • 5 sementes de cardamomo
Lavar as laranjinhas em água com uma escovinha e cortar, em 5 rodelas de 3mm cada uma. Retirar todos os caroços (e são muitos), porque eles dão um gosto amargo na geléia.

Colocar todos os ingredientes juntos em uma panela pequena. Misturar com uma colher de pau e colocar para cozinhar em fogo baixo por aproximadamente 45 minutos. As laranjas devem ficar com as cascas macias e a calda amarela escura e viscosa.

Retirar a espuma escura que vai se formando na superfície durante o cozimento com a ajuda de uma escumadeira. Ao final, retirar os cravos e cardamomos, colocar em um vidro refratário de conserva e levar para a geladeira quando esfriar. Dura até 10 dias se resfriada.

Comentários