Charlotte de morango light {sem chantilly}

Inverno, época de morangos. Charlotte é uma das sobremesas mais bonitas que já fiz, e a forma de silicone para charlotte ajuda bastante.

Essa charlotte de morango light foi feita com um creme de confeiteiro leve, com bastante baunilha e creamcheese. A outra charlotte (clic) foi feita com creamcheese e chantilly, e fica igualmente gostosa. O destaque são os morangos - muitos - que ficam escondidos no creme e que dão o toque de sobremesa com fruta fresca em dia de festa.


Charlotte de morango light {sem chantilly}
:: forma de 24cm ou 2 de 18cm
2 caixas de morango
1 pote (300gr) de creamcheese Philadelphia (ou 2 pequenos)
1/2 a 2/3 xíc de açúcar
1/2 pacote de gelatina em pó sem sabor
2 caixas de biscoito Champagne

Creme de confeiteiro leve
1 litro de leite semi desnatado
3 gemas
1/2 xíc de açúcar
1/2 xíc de Maisena
1 fava de baunilha
Separar 200ml de leite em uma caneca grande e colocar o resto em panela anti-aderente para esquentar em fogo baixo. Abrir uma fava de baunilha e raspar os grãos internos com uma faquinha e colocar no leite. A fava pode ser colocada no pote de açúcar para aromatizar e ser usada novamente, se quiser. Desligar o fogo antes de ferver, deixe quente sobre o fogão.

Lavar os morangos, retirar as folhas e cortar cada em 2 ou 3 pedaços. Secar em papel toalha. Reservar.

Em uma saladeira, coloque as 3 gemas e o açúcar e misture-os com um fouet. Na caneca de leite frio separada, coloque a maisena e misture Até dissolver. Despeje sobre o açúcar e gemas e misture com o fouet até unir tudo.

Pegar a panela de leite quente e derramar 1/3 dele sobre a mistura com ovos, mexendo sem parar. Devolver toda essa mistura para a panela, ligar o fogo baixo e, com o fouet, continuar mexendo até o creme engrossar como mingau. Contar no relógio 2 minutos e continuar mexendo e cozinhando, para tirar todo o gosto de farinha crua.

Passado o tempo, despejar o creme em um pirex bem largo para esfriar rapidamente. Não precisa cobrir, vai ser batido novamente e a película da superfície vai se desmanchar. Levar para a geladeira até esfriar, ou para o congelador.

Montagem
Colocar o creamcheese na batedeira com o açúcar e bater até ficar cremoso. Dissolver a gelatina em 1/4 xíc de água, esperar inchar por um minuto. Levar ao microondas por 17 segundos para derreter e juntar ao creamcheese batido. Colocar o creme de confeiteiro já frio e bater tudo junto até formarem um creme gelatinoso.

Cortar os biscoitos pela metade e arrumar em uma forma de charlotte, com a ponta redonda para baixo. Se não tiver a forma, use um anel de confeiteiro e coloque os biscoitos na vertical com a parte redonda para cima (não será virada para desmontar).

Colocar os morangos no creme, misturar com espátula e colocar a mistura no meio da forma com biscoitos com cuidado para os biscoitos não tombarem. Se for um anel, colocar alguns biscoitos no fundo como base. Se for de charlotte, os biscoitos são colocados por último, por cima.

Levar para o congelador e deixar endurecer por uma noite antes de desenformar.  Tirar a forma com a charlotte totalmente congelada e deixar dentro da geladeira para descongelar por 4 horas.

Comentários

Postagens mais visitadas