Folhado de espinafre e mozzarella de cabra

Tentando cada vez variar o cardápio incluindo mais e mais verduras, fiz um folhado de espinafre e mozzarella de cabra que ficou delicioso. Eu não sabia se combinaria com creme de leite, então fiz um folheado sem o recheio de creme e ovos da quiche. Na França chama-se feuilleté d'épinard et chevre e na Itália uma pasta sfoglia ripiena di spinaci e mozzarella. Belíssima...



Folhado de espinafre e mozzarella de cabra
  • 1 massa folhada Arosa
  • 1 maço de espinafre
  • 250gr de queijo mozzarella de cabra
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • 1 dente de alho triturado
  • sal e noz moscada
Lavar o espinafre e retirar as folhas e os cabos mais macios. Descartar os caules mais grossos. Colocar em uma panela funda o azeite para esquentar e refogar o alho por 2 minutos, sem deixar escurecer. Colocar o sal a gosto e juntar imediatamente o espinafre ainda molhado e tampar a panela para que ele cozinhe com o vapor e murche. Misture uma ou duas vezes somente para espalhar o alho em todo o espinafre. Escorrer picar o mesmo em uma tábua de corte, escorrendo o líquido que se formou.

Ralar a mozzarella em ralador grosso, em tiras.

Retirar a massa folhada do congelador e esperar 30 min para descongelar. Abrir a massa em uma forma levemente untada. Retirar as bordas excedentes com a ponta dos dedos. Espalhar metade do queijo dentro da forma, cobrir com o espinafre e fazer por cima outra camada generosa de queijo. Salpicar por cima a nos moscada para levemente temperar o queijo. Não colocar sal.

Levar para assar em forno pré-aquecido a 200 graus (bem quente) por 35 min ou até que a massa folhada fique dourado escuro e comece a descolar da forma. Esse queijo não fica muito dourado.

Retirar do forno e manter na forma até a hora de servir. Se quiser, colocar uns 2 minutos no forno bem quente antes de servir, ou deixe em temperatura ambiente. Não usar microondas, que amolece a massa.

Comentários

Postagens mais visitadas