Charlotte de tiramisú

A charlotte de tiramisu é uma consagração do tiramisu. Fica linda, fica gostosa, dá alegria comer. Escolhi essa receita para o fim de semana festivo de Páscoa.


Charlotte de tiramisú
:: forma de charlotte de 18cm
  • 1 caixa de biscoito champagne
  • 200ml de creme de leite fresco
  • 300gr de cream cheese Philadelphia
  • 1/2 pacote (6gr) de gelatina em pó sem sabor
  • 1/2 xíc de açúcar + 1 colheres (sopa)
  • 1 xícara de café bem forte
  • 2 colheres (sopa) de licor de café, de cacau ou Amaretto
  • chocolate em pó para salpicar
Fazer um café bem forte, esperar esfriar, juntar 1 colh de açúcar e o licor. Reservar.

Cortar os biscoitos pela metade (no caso da minha forma que é baixa) e arrumar verticalmente ocupando toda a borda e deixando a parte redonda para o fundo. Se usar um anel de confeiteiro sem fundo, deixar a parte redonda para cima, pois não será necessário virar a forma para tirar. Aqui, os biscoitos estão SECOS e serão molhados após desenformar.

Na batedeira, bater o cream cheese com o açúcar para aerar e adoçar.
Em outro bowl, bater o creme de leite para fazer chantilly. Quando estiver montado e firme, colocar a gelatina hidratada e bater alguns segundos. Juntar o cream cheese já adoçado e bater até unir tudo.

Despejar 1/3 do creme no fundo da forma arrumada de biscoitos na lateral. Molhar um a um - de um lado somente - uns 4 biscoitos no café com licor, sem encharcar, cobrindo a área com mousse, sem sobrepor. Colocar novamente 1/3 do creme e repetir uma camada de biscoitos molhados no café com licor. Por último, despejar o restante do creme. Guardar o café que sobrou na geladeira.

Levar para a geladeira para gelar por 1 hora e depois transferir para o congelador por, no mínimo 4 horas.

Para servir, tirar do congelador umas 2 horas antes, desenformar cuidadosamente no prato de servir e usar o restante do café com licor para molhar os biscoitos laterais ainda congelados.


Salpicar chocolate em pó na superfície, através de uma peneira (para espalhar uniformemente). Manter a charlotte na geladeira até a hora de servir, para acabar de descongelar.



Comentários

Postagens mais visitadas