Bolo integral de laranja

Esse bolo integral de laranja foi preparado com metade farinha integral e metade farinha de trigo comum e usei raspas da casca da laranja para far uma cor amarela mais intensa e gosto pronunciado de laranja. O bolo com farinha integral fica mais compacto, porém mais saudável.




Bolo integral de laranja
  • 2 ovos bem grandes ou 3 miúdos
  • 1 xíc de açúcar cristal ou demerara Native
  • 1/2 xíc óleo de girassol ou canola
  • 2 laranjas pera
  • 1 xíc de farinha de trigo
  • 1 xíc de farinha de trigo integral
  • 2 colheres (chá) de fermento
Pré-aquecer o forno a 180 graus.  

Raspar as cascas da laranja com ralador (o melhor é o zester da MICROPLANE). Cortar as laranjas e espremer o suco. Usar de 1/2 a 3/4 de xícara de suco, sem os caroços.

Bater os ovos com o açúcar usando um fouet. Juntar o óleo e bater.psó até misturar. Juntar o óleo, bater mais um pouco. Por último, juntar a farinha e o fermento e misturar com o fouet e depois com espátula, para raspar laterais e fundo do bowl.

Passar a massa para uma forma untada e enfarinhada e assar por 30 minutos, ou até que espetado um palito no centro, ele saia seco. Retirar do forno e esperar 5 min antes de desenformar.

Se sobrou suco de laranja, misturar um pouco com açúcar de confeiteiro (1/2 xíc) e colocar sobre o bolo frio.

Conselhos sobre a forma:
Esse bolo não pode ser muito alto, senão a crosta queima antes dele assar. Usar uma forma redonda de 24-26cm, de bolo com furo. Ou forma de bolo inglês de 25cm. Menor que isso a massa ficará alta.

Fiz esse com forma de 22cm, que deu um bolo muito alto, mas a crosta de baixo quase queimou enquanto a superfície ainda estava crua. Isso acontece muito com bolos de óleo misturados com o óleo e o cítrico da laranja ou limão. Assei por 33min e tive que desenformar imediatamente para interromper o cozimento da crosta.

Comentários

Postagens mais visitadas