Pular para o conteúdo principal

Gateau Nantais ou Bolo de amêndoa

Fiz esse bolo em uma manhã de domingo, e fui procurar na internet uma receita de bolo que fosse feito quase exclusivamente com amêndoas. Ficou delicioso. À noite, no mesmo domingo, assistindo um programa de turismo e receitas na TV5, a apresentadora Julie Andrieu prepara justamente o Gateau Nantais, um bolo típico da região, e que diferia do meu apenas pelo acréscimo do rum. Ou seja, farei novamente!


Gateau Nantais
:: forma redonda de 22cm
  • 200gr de amêndoa triturada 
  • 1/3 xic de farinha de trigo
  • 1 colher (chá) de fermento em pó
  • 200gr de açúcar
  • 4 ovos
  • 100gr de manteiga bem mole (*)
  • 30ml de rum (opcional)
Triturar as amêndoas no processador até virarem uma farinha grossa. Misturar o fermento e a farinha de trigo.

Com uma espátula, amassar a manteiga com o açúcar até formar uma pasta uniforme. Juntar os ovos um a um e ir incorporando à massa. Colocar o rum e misturar. Por último, juntar os ingredientes secos e misturar até ficar uniforme.

Despejar em uma forma de bolo (ou assadeira pequena) untada e enfarinhada, e levar para assar em forno pré-aquecido a 200 graus por 20-25 min, verificando com um palito. O bolo está pronto quando o palito sair seco.

A forma deve ser larga e baixa, pois esse bolo é úmido por causa das amêndoas e faz crosta fácil de queimar. A massa crua na forma deve ter no máximo 3cm de altura; depois que assar, ficará mais alto.

Comentários:

A farinha de trigo é apenas para unir a massa. Se você usar farinha de amêndoa pronta (bem fina) coloque apenas 1 colher (sopa) de farinha de trigo.

(*) Eu fiz meu bolo com 80ml de óleo. Modo de fazer (molhados + secos):
Em uma batedeira, bater os ovos com o açúcar. Juntar o óleo e bater mais um minuto. Colocar o rum e misturar. Juntar os ingredientes secos e misturar com uma espátula até ficar uniforme. 

Comentários