Pular para o conteúdo principal

Charlotte de morango com creme patissière

Charlotte de morango é a versão elegante do pavê, preparada com biscoitos champagne arrumados em torno do creme e dos morangos frescos, 2 caixas inteiras.

O aro dessa charlotte é 18cm. Se você usar uma forma de fundo solto, faça com os biscoitos cortados na metade, lembrando de deixar a parte cortada para baixo. Recomendo que use uma tira de acetato (comprado em papelaria) entre o aro e os biscoitos - como na foto - que facilita bastante a desmontagem.



Creme patissière
  • 2 ovos
  • 250ml de leite
  • 50gr de açúcar
  • 30gr de farinha de trigo
  • 1 colher (chá) de essência de baunilha ou amêndoa
  • 1/2 pacote de gelatina incolor dissolvida em 2 colh (sopa) água
Bater com um fouet os ovos como omelete em um bowl  junto com o açúcar até esbranquiçar, juntar a farinha de trigo e essência de baunilha e bater novamente.

Em uma leiteira, colocar o leite para esquentar. Enquanto isso, colocar a gelatina com água em uma xícara, esperar inchar alguns segundos. Colocar no microondas e derreter a gelatina por 15 segundos.

Assim que o leite esquentar, desligue o fogo, coloque dentro a gelatina derretida e mexa rapidamente. Despejar o leite no bowl dos ovos, misturar e devolver tudo para a panela. Cozinhar em fogo bem baixo com uma colher de pau até formar um mingau. Tirar do fogo, passar para um pirex e cobrir com filme plástico encostado no creme para não formar uma película endurecida. Levar para gelar assim que estiver morno, por 1 hora.

Componentes da charlotte
  • 2 caixas de morango
  • 1 pacote de biscoito champagne ou frescos de padaria 
  • um prato fundo com um pouco de leite
  • 100ml de creme de leite fresco bem gelado (15 min no congelador)
  • 30gr de açúcar
Colocar o creme de leite fresco bem gelado em uma batedeira para bater. Quando começar a espumar, colocar o açúcar e bater na velocidade alta até formar chantilly - os batedores formam rasgos no creme. Imediatamenre juntar o creme patissière dentro do chantilly e bater alguns segundos para unir os dois. Se bater demais, passa do ponto e vira manteiga.


Montagem
Lavar os morangos. Cortar os mais firmes na metade, quantidade suficiente para cobrir a superfície da charlotte. O restante deve ser cortado em pedaços pequenos, que serão colocados no interior da charlotte. Deixar todos secando sobre uma folha de papel toalha.

Forrar o anel com uma tira de acetato ou com plástico filme e pousar sobre o prato de servir. Molhar cada biscoito no leite (encostar sem afundar e tirar em 1 segundo!) e arrumar os biscoitos verticalmente na forma, lado úmido colado no anel (ajuda a manter em pé). Completar o fundo com alguns biscoitos, sem molhar.

Colocar na forma metade do creme e cobrir com os morangos cortadinhos em pedaços. Completar com o resto do creme e colocar os morangos cortados na metade em círculos até cobrir toda a superfície. Levar para o congelador por 3 horas no mínimo.

Tirar do congelador 2 horas antes de servir, retirar o anel cuidadosamente.

Comentários