Cada um tem a sua receita de pain d'épices e minha outra receita de pain d'épices francês , que acho perfeita, é mais doce que esta. As proporções de ingredientes são bem diferentes, a outra tem menos farinha, mas o resultado é igualmente delicioso. Não diminua as quantidades de mel ou açúcar mascavo daqui, porque esse pão já está levemente doce. 
Os franceses recomendam que o pain d'épices seja enrolado em em papel alumínio e saboreado somente no dia seguinte, mas eu nunca aguento esperar...
Os franceses recomendam que o pain d'épices seja enrolado em em papel alumínio e saboreado somente no dia seguinte, mas eu nunca aguento esperar...
- 3 xíc de farinha de trigo
 - 1/2 colher (café) de cravo em pó
 - 1/2 colher (café) de noz moscada em pó
 - 1/2 colher (café) de gengibre em pó
 - 1/2 colher (café) canela em pó
 - 1 colher (chá) de sementes de anis ou de erva-doce
 - 1/2 colher (chá) de fermento em pó
 - 1 xíc de mel
 - 1 xíc de açúcar mascavo
 - 1 xíc de leite
 - 3 colheres (sopa) de óleo de girassol
 - 1 ovo
 
A receita deve seguir essa ordem, para ficar com a consistência esponjosa do pão. Em um bowl, colocar a farinha, fermento, anis, cravo, canela, gengibre, noz moscada e misturar esses secos. 
Pré aquecer o forno a 190 graus.
Em uma panela pequena, colocar para amornar o mel com o açúcar mascavo, misturando até ele dissolver. Despejar sobre os ingredientes secos e misturar com espátula. Juntar o leite frio e o óleo, misturando agora com fouet para incorporar melhor e esfriar. Por último, colocar o ovo e misturar até ele sumir na massa.
Untar as formas com manteiga usando um pincel ou papel toalha e salpicar farinha de trigo. Distribuir a massa e levar para assar por 25 min. Verificar se ele está assado espetando um palito no centro, que deve sair seco. Aguardar 5 min antes de desenformar. 

Comentários
Postar um comentário
Deixe seu comentário, dúvidas ou recados para mim.
Eles são lidos antes de publicados. Obrigada.