Pudim de leite menos doce...

Tentando deixar o pudim de leite menos açucarado - e muito é por culpa da calda de açúcar - tenho feito essa calda com um pouco de suco de limão e aumentado a quantidade de leite. Outra tática é aumentar um pouco a quantidade de leite, mas não tanto a ponto de prejudicar que o pudim endureça quando assar. Muito importante é sempre colocar bastante água no tabuleiro para assar em banho maria bem mergulhado.





Pudim de leite menos doce...
:: 6 formas individuais
  • 1 caixa de leite condensado (395g)
  • 420ml de leite
  • 1 colher (chá) de essência de baunilha
  • 3 ovos
  • 3/4 xíc de açúcar
  • 1/4 xíc de água
  • 1 colher (chá) de sumo de limão
Colocar o açúcar para derreter em uma panela pequena em fogo baixo sem mexer. Quando começar a derreter as laterais, misturar devagar com uma colher ou espátula de silicone de forma que todo o açúcar forme uma calda ainda bem clara. Quando estiver derretido, juntar a água (cuidado que vai fazer vapor) e o suco de limão, que ajuda a não deixar a calda endurecer depois do pudim assado. Misturar com a colher até ele derreter novamente, desligar o forno e distribuir nos potinhos individuais ou na forma de pudim.

Colocar no liquidificador o leite, leite condensado, baunilha e os ovos e bater até misturar tudo. Despejar na forma ou forminhas, usando uma peneira para coar a espuma (assim o pudim fica com menos furinhos).

Colocar a forma de pudim dentro de um tabuleiro fundo e levar para o forno aquecido a 170 graus. Com cuidado, despejar água fervendo no tabuleiro externo de forma a não respingar dentro do pudim e assar em banho maria por 50-60 min ou até a superfície do pudim estar dourada escura e o interior quase firme. Retirar do forno a forma de pudim e deixar sobre um descanso de madeira até esfriar. Levar para a geladeira por no mínimo 4 horas ou de um dia para o outro para firmar.

Para desenformar, passar uma faquinha na borda e virar sobre um prato com as bordas altas.

Comentários

Postagens mais visitadas