Mousse de café

Essa foi minha primeira tentativa de fazer a mousse de café depois que usei na Bûche de chocolate e café com damasco que fiz para o Natal.  Naquela, precisei usar gelatina para garantir desenformar, porem para fazer no copinho não precisa de gelatina - ela fica na consistência perfeita!


Mousse de café
  • 200g de chocolate branco para derreter (em barra ou pastilhas)
  • 1 caixa (200ml) de creme de leite
  • 1 ovo
  • 1 colher (sopa bem cheia) de café solúvel Nescafé
Separar a gema da clara de ovo e bater a clara em neve. Reservar.

Colocar o chocolate em pedaços em um pirex para derreter no micro-ondas por 1 a 1min30seg.  Com um fouet, misturar rapidamente para dissolver o chocolate. Juntar a gema e mexer rapidamente para incorporar ao chocolate - a mistura vai ficar mais firme.

Colocar o creme de leite em uma caneca e levar ao microondas para esquentar por 1 minuto.  Retirar e misturar o café solúvel até dissolver. Despejar dentro do chocolate e continuar mexendo com o fouet para misturar todos os ingredientes, que ficam com consistência cremosa - depois eles ficará firme na geladeira.

Com a ajuda de uma espátula ou colher de pau, colocar a clara em neve por cima da mistura e misturar lentamente, levantando o creme por baixo e incorporando a clara sem desfazer as bolas de ar. Isso garante a leveza da mousse.


Passar para os copinhos ou potes individuais, em vidro ou louça, e levar para gelar por no mínimo 3 horas.

Comentários

Postagens mais visitadas