Pular para o conteúdo principal

Pera caramelada com especiarias

Essa sobremesa de pera caramelada é tão rápida que pode ser preparada após o fim do almoço ou jantar em apenas 15 minutos. É uma ótima sobremesa para dias frios, pois ela é servida quente mesmo.



Pera caramelada com especiarias
:: 2 pessoas
  • 2 peras firmes
  • 2 colheres (sopa) açúcar cristal
  • 1 colher (sopa) manteiga sem sal
  • 5 cravos da índia
  • 1 pitada de pimenta do reino moída
Cortar as peras em 4 e retirar o miolo de cada uma. Prefiro deixar a casca, que ficará macia, mas se não gostar, descasque.
Colocar a manteiga para derreter em fogo baixo em uma panela pequena, colocar as peras e salpicar por cima o açúcar e os cravos da índia.  Mexer até envolver todos os lados da pera.

Quando a manteiga com açúcar começarem a caramelizar, fazendo bolhas grandes, colocar 2 colheres (sopa) de água para diluir e continuar cozinhando com a panela aberta. Novamente, quando começar a calda a engrossar e as bolhas ficarem grandes, colocar mais 2 colh. de água. Verificar se o as peras já estão ligeiramente macias (não podem ficar moles demais), senão colocar água pela 3a. vez.

Desligar o fogo quando a calda estiver em ponto entre o caramelado (bolhas grandes) e o aguado. Ela deve ficar de tom caramelo clarinho. Servir em uma taça, acompanhando uma bola de sorvete de baunilha.

Comentários