Pular para o conteúdo principal

Filé de linguado com alho poró

Esse é o peixe que faço nas raras ocasiões de peixe aqui em casa e ele sempre faz sucesso. Os filés de linguado foram comprados na feira e não foram os mais grossos. Justamente o contrário, escolhi os de preço intermediário, mais finos, pois serão espalhados na travessa em camadas empilhadas, o que garante um cozimento regular. O molho, generoso, submerge o peixe, deixando-o úmido e bem temperado.


Filé de linguado com molho de alho poró
:: 3 pessoas
  • 800gr de filés finos de linguado
  • 1 limão siciliano ou 1/2 limão verde
  • 2 alhos poró
  • 1 colher (sopa) de manteiga ghee (clarificada) ou azeite
  • 250ml de creme de leite fresco
  • 50ml de leite
  • 1 colher (chá) de Salt Free da Bombay Herbs & Spices
  • pimenta do reino e sal
Lavar o alho poró, cortar as partes verdes e descartar. Cortar a parte branca em rodelas bem finas. Colocar uma frigideira grande com manteiga ou azeite para esquentar e refogar o alho poró. Salpicar sal para ele soltar água enquanto amolece e doura. Desligar o fogo, juntar o creme de leite e leite. Salpicar sal, mas não muito, pois o molho vai reduzir.

Pré aquecer o forno a 200 graus.

Em uma saladeira, colocar os filés de linguado e espremer o limão siciliano por cima. Trocar os filès de posição para todos serem molhados pelo suco. Untar uma travessa refratária grande, uns 30cm e arrumar os filés Um ao lado do outro, espalhando para cobrir o fundo antes de fazer uma segunda camada de peixe, sem deixar espaços vazios na travessa. salpicar sal e pimenta do reino e arrumar a 2a camada. novamente, salpicar uma finissima camada de sal e pimenta do reino sobre os peixes já na travessa.

Espalhar por cima o molho da frigideira sobre o peixe, concentrando no centro o alho poró e deixando o creme escorrer para as laterais, até cobrir todo o peixe.

Assar por 20 min até o molho encorpar, e borbulhar. O creme vai reduzir e o peixe começar a aparecer na travessa. Veja na foto a marca de quanto evaporou. Servir acompanhado de um risotto ou de arroz com passas.

Comentários