Pular para o conteúdo principal

Tarte tatin de açúcar mascavo

Faz muito tempo que não faço tarte tatin e acho que por preguiça de descascar tantas maçãs. Lembrei de uma forma menor, com 24cm de diâmetro e sem fundo falso, e tirei a receita do fundo da gaveta. Servi com um chantilly caseiro.



Tarte tatin de açúcar mascavo
:: 6 pessoas
  • 1 massa folhada ou massa de torta Arosa
  • 5 maçãs fuji grandes
  • 3/4 xíc de açúcar mascavo
  • 50gr de manteiga
  • 1/2 limão espremido
Tirar a massa folhada do congelador e deixar em cima da pia para descongelar.

Enquanto isso, cortar as maçãs em 4, descascar e retirar as sementes. Colocar em uma saladeira os quartos de maçã e espremer meio limão sobre eles. Misturar as maçãs para todas terem contato com o suco e não escurecerem. Reservar.

Colocar a forma sobre a chama do fogão bem baixa e colocar a manteiga em cubos para derreter. Assim que derretida, colocar o açúcar mascavo e misturar até ele ficar molhado de manteiga e espalhado sobre todo o fundo da forma. Desligar o fogo e arrumar os quartos de maçã bem apertados entre si, ocupando todo o fundo da forma e completando os espaços vazios com pedaços menores da fruta.

Religar a chama baixa do fogão e deixar as maçãs cozinhando por exatos 5 minutos. Desligar o fogo e esperar amornar.

Acender o forno para ficar pré-aquecido a 190 graus.

Abrir a massa folhada e cortar um quadrado e tirar as 4 pontas usando uma faquinha afiada. Não é necessário fazer um círculo perfeito porque a massa vai ser colocada para dentro da forma e não terá uma borda muito certinha.

Com a ajuda de um garfo, enfiar toda a borda da massa para dentro da forma, empurrando bem para o fundo. Levar a torta para assar no forno já quente por 45 minutos ou até que a massa esteja com a crosta bem dourada.

Retirar do forno e esperar 5 minutos antes de desenformar. Quando estiver morna, segurar com uma luva ou pano a forma e com a outra mão segurar a massa com as pontas dos dedos e reclinar a forma sobre a pia para escorrer a calda derretida do fundo (para quando virar a torta não empapar a massa).


Desenformar como um bolo, colocando sobre a forma um prato e virando com cuidado para não se queimar com o açúcar caramelado do fundo.

Servir morna com creme chantilly, a receita está no link na introdução da receita.

Comentários