Fritos de bacalhau ou bolinhos

Em Portugal os nossos bolinhos são chamados de fritos de bacalhau e são servidos sempre frios, o que acho uma pena. Mas aproveitei e pedi a receita no restaurante e vi que era muito fácil. Sabiamente eles não usam farinha para engrossar a pasta e o segredo é que a batata e bacalhau sejam bem espremidos em uma peneira para retirar toda a água de seus cozimentos. Muito simples.



Fritos de bacalhau ou bolinhos
  • 500gr de bacalhau dessalgado
  • 500gr de batata descascada
  • 1/4 xíc. de cheiro verde picado
  • 1/4 xíc. de cebola picada
  • 1 ovo grande
  • óleo para fritar
Colocar o bacalhau para dessalgar de molho em água dentro da geladeira durante uma noite inteira, trocando a água pelo menos 4 vezes. Descartar a última água, colocar o bacalhau em uma panela com água fria para cozinhar por 15 minutos, contados a partir do momento em que ela ferver. Escorrer a água quando cozido, deixando o bacalhau em uma peneira.

Em uma outra panela, colocar a batata descascada e cortada em pedaços para cozinhar em água fria e panela parcialmente tampada. Testar quando ela estiver cozida com a ponta de uma faca, escorrer a água e deixar as batatas em uma peneira para escorrer toda a água. Tanto o bacalhau quanto as batatas devem estar bem secos.

Retirar a pele e as espinhas do bacalhau com as mãos, aproveitando para desfiar. Passar as batatas no espremedor de batatas e misturar com o bacalhau.

Picar o cheiro verde, retirando os caules e misturar com o bacalhau/batata. Descascar e picar as cebolas e misturar também. Por último, acrescentar um ovo e misturar à massa com a ajuda de uma espátula.

Com 2 colheres de sopa, moldar os bolinhos de bacalhau de forma oval, acertando com as mãos os croquetes.

Colocar o óleo em uma frigideira média e de bordas retas, para fritar os croquetes. Deixar dourar completamente um lado antes de virar o outro lado. Se a quantidade de óleo for bastante e ele ficar submerso, não será necessário virar. Eu prefiro fritar em uma panela pequena e funda.

Retirar do óleo e deixar secando sobre 3 folhas de oapel toalha.  Servir ainda quente.

Comentários

Postagens mais visitadas