Rocambole de goiaba

Fiz o rocambole de goiaba para uma festa junina no trabalho. Tinha assistido, na noite anterior, essa receita na TV e acho que dormi com ela na cabeça. No GNT, eles fizeram até o doce de goiaba. Eu não, usei um doce de goiaba cremoso comprado nas férias em Paraty, e disseram que o rocambole ficou realmente gostoso.


Rocambole de goiaba
(adaptado da receita de Rodrigo no GNT)
:: assadeira de 35 x 25cm aprox.
  • 5 ovos
  • 5 colheres (sopa) açúcar
  • 5 colheres (sopa) de farinha de trigo
  • 300gr de doce de goiaba (cremoso, tipo geléia)
  • 1 colher (sopa) de açúcar com 1 colher (café) de canela para salpicar
Ligar o forno a 180 graus. Untar o tabuleiro com manteiga. Recortar um pedaço de papel manteiga do tamanho do fundo do tabuleiro e colar na manteiga. Untar por cima do papel manteiga e colocar um pouco de farinha. Bater para retirar o excesso.

Em uma batedeira, colocar as claras e bater até ficarem em neve. Juntar as gemas e bater mais alguns segundos. Preferencialmente com a batedeira ligada, acrescentar as colheres de açúcar uma a uma. Diminuir a velocidade da batedeira para o mínimo, colocar as colheres de farinha, bater muito rapidamente e espalhar a massa no tabuleiro.

Colocar no forno quente para assar por 10 minutos, até a génoise ficar com a superfície dourada claro e fofa ao toque dos dedos. Retirar do forno.

Molhar um pano de prato e torcer para tirar o excesso de água e esticar o pano sobre a bancada. Desenformar o pão de ló sobre o pano e espalhar uma camada fina de goiabada cremosa, usando uma espátula.

Segurar a borda do pano de prato e enrolar a massa pela lateral maior para formar um rocambole longo e fino. Deixar o pano molhado enrolado em volta do rocambole até a massa esfriar. Passar para um prato e salpicar açúcar com canela por cima.

Comentários

Postagens mais visitadas