Queria muito estrear minha forma de torta retangular desde que cheguei de viagem. A forma retangular aparecia em muitas fotos de blogs que leio. Achei genial a disposição das fatias de fruta sobre a massa e percebi que esse formato retangular facilitava. Dia frio pedia sobremesa quentinha... A receita é básica de torta de fruta, que pode ser trocada por outra: maçã, ameixa, pêssego, uvas verdes, suprimindo o chocolate. Fiz a clássica tarte poire-chocolat com massa pronta de torta.
- 1 massa de torta retangular Arosa *
- 100g de chocolate de cobertura meio-amargo ou ao leite
- 3 peras firmes um pouco verdes
- 1 caixa de creme de leite
- 1 ovo
- 3 colheres (sopa) de açúcar
- 1 colher (sobremesa rasa) de farinha de trigo ou maisena
- 1 colher (chá) de essência de baunilha
- 2 pitadas de noz moscada
- manteiga para untar a forma
Untar a forma com manteiga, usando o papel toalha para não sujar os dedos. Passe o papel na manteiga amolecida, e depois use o papel para espalhar a manteiga na forma.
Ligar o forno médio, aproximadamente 200 graus.
Descongelar a massa e abrir na forma untada, cortando as bordas excedentes com os dedos, pressionando a massa contra a borda. Colocar a forma dentro do congelador por 10 minutos para endurecer a massa.
Enquanto isso, cortar as peras ao meio, retirar o miolo e talo, e fatiar, apoiadas na tábua de corte, em lâminas finas, menos de meio centímetro, mantendo-as juntas.
Começar a derreter o chocolate: colocar em um prato dentro do micro-ondas potência alta por 1-2 minutos (no meu, ele fica amolecido em 1min 45seg e depois queima). Não vai ficar líquido, mas pastoso grosso. Usar as costas da colher grande e espalhar no fundo da forma de torta (por isso a massa tem que estar dura).
Arrumar as fatias de pera ligeiramente inclinadas e sobrepostas. Completar a superfície. Os espaços sem fruta ficarão preenchidos com o creme.
Bater, com batedeira ou fouet, um ovo inteiro por 2 minutos. Juntar o creme de leite, açúcar, farinha, baunilha e noz-moscada. Bater por mais 30 segundos para dissolver o açúcar. Jogar por cima das frutas, deixando preencher todos os espaços em torno e por baixo. O creme deve se suficiente para alcançar até a borda, quase transbordando. Ele vai inchar ao assar, mas não transborda.
Levar para assar por aproximadamente 20-30 minutos, até que a massa fique marrom claro e o recheio dourado e seco.
Fatia da tarte poire-chocolat |
Se você preferir uma massa de torta caseira, tem uma facílima no post Morangos e tortas.
* na loja Arosa existem 3 tipos de massa: massa folhada, massa de torta e de torta integral. Escolhi a de torta. Nos supermercados existem outras marcas de massa. Pode usar a folheada também.
Fácil! Boa receita... Obrigada, Ladyce
ResponderExcluirÉ engordiet?
ResponderExcluirOlá! Não é muito engordiet, depende do tamanho da fatia. Eu sempre erro e corto grande ;-)
ResponderExcluirOi Ladyce, é fácil mesmo e deu super certo. Obrigada!
ResponderExcluir