Purée de batata

Purée de pomme de terre maison.  Todas as vezes que vemos isso escrito nos quadros que mostram o menu do dia em restaurantes da França, dá logo água na boca.  Um dia, assisti uma reportagem no jornal de 13 horas da rede francesa de televisão France1 que mostrava uma receita com um purée de batatas feito com azeite que era de babar na tela do computador.  Estava sendo servido com um daube de boeuf, cada um em sua panelinha.  A apresentação estava muito bonita, acho que pela simplicidade do prato.  Uma pena que não consigo postar o filme.

Purée de batata em um restaurante no sul da França

Purée de batata caseiro
(adaptado do livro Petit Larousse de la Cuisine)
  • 400g de batatas
  • 25g de manteiga
  • 200ml de leite
  • sal
Descascar as batatas e cortar em pedaços médios.  Colocar em panela funda, com água fria, com sal, e cozinhar durante 20 minutos contados a partir de quando ferver.

Escorre a água e espremer as batatas, colocar de volta na panela em fogo baixo, juntando aos poucos a manteiga e mexendo para dissolver.  Enquanto isso aquecer o leite, que deve ser despejado aos poucos.  Acertar o sal.

Na hora de servir, pode enfeitar com um galho de alecrim.

Comentários:
Alguns livros sugerem que a manteiga seja substituída por 2 colheres (sopa) azeite, como a receita dessa foto, o que dará um gosto especial ao purée.

Comentários

Postagens mais visitadas